Propriedades físico-ópticas da luz : Transmissão, Reflexão, Absorção, Refração, Difração, Polarização.
Transmissão:
É quando a luz atravessa um abjeto.
Transmissão Direta: Quando a luz atravessa o objeto e a direção ou qualidade da luz não é alterada. Ex: Vidro ou ar.
Transmissão Difusa: Quando a luz passa através de um objeto transparente, ou semitransparente, com textura. Então, ao invés da luz seguir em uma direção só, ela é desviada em diferentes direções.
Transmissão Seletiva: Quando a luz atravessa um objeto colorido parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto.
Reflexão:
É quando a luz chega a um objeto ou superfície e reflete. A luz pode ser refletida de maneira direta, ou difusa.
Reflexão Direta: Quando a luz reflete a partir de superfície lisa. Essa luz irá refletir no mesmo ângulo que atingiu a superfície, gerando maior constante, uma luz mais intensa e sombras escuras e definidas.
Reflexão Difusa: Produzida quando a luz atinge uma superfície ou objeto que possui textura. Essa reflexão vai gerar uma luz suave e menos constante em cena, sombras mais claras e uma transição mais suave entre luzes e sombras.
Absorção:
Um objeto pode absorver toda ou uma parte da luz quando ela os atinge. Essa luz absorvida é transmitida em calor. Uma superfície preta absorve todas as cores. Por isso que geralmente se recomenda não usar cores escuras no verão, pois absorvem a maior parte da luz e as transformam em calor.
Refração:
Acontece quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro meio que também é homogêneo e transparente, porém, ele é diferente do primeiro. Essa mudança de meio pode ocasionar mudanças na velocidade e na direção de propagação.
Meio Homogêneo: Todos os pontos apresentam as mesmas propriedades físicas, como por exemplo; densidade, pressão e temperatura.
Meio Transparente: Onde podemos visualizar nitidamente os objetos.
Meio Isotrópico: Velocidade da luz é a mesma qualquer que seja sua direção de propagação.
Índice de refração: A velocidade de propagação da luz depende do meio, fazendo com que esse fenômeno seja caracterizado opticamente e recebe o nome de índice de refração absoluto.
- A dificuldade da luz se propagar no ar é baixa.
- No vácuo ela não encontra dificuldade de propagação.
- Nos demais meios a luz tem dificuldade considerável para se propagar.
Difração:
A difração é um fenômeno físico que ocorre com outras ondas, como as sonoras e os raios de luz. Uma difração é o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto.
Thomas Young durante um experimento percebeu que quando os feixes de luz atravessam uma abertura, ao chegar ao outro lado, surgia um conjunto de varias faixas com diferentes intensidades, provando assim a difração da luz.
Polarização:
Alguns materiais ao serem atingidos pelos feixes de luz deixam passar apenas uma parte da onda luminosa, esse fato é chamado de polarização da luz. Filtros polarizados funcionam como uma fenda, onde a luz normal que incide ao atravessar passe em somente um plano.
ULBRA, Curso superior de tecnologia em Fotografia.
Aula: Iluminação
Professor: Fernando Pires
1° Semestre